20 de janeiro – Dia do Farmacêutico

Você já recebeu uma prescrição com aquela letra de médico que é difícil de entender? Só mesmo um bom farmacêutico para ajudar a comprar o medicamento correto, não é mesmo?

O farmacêutico é um profissional de suma importância para a sociedade. Mas o seu papel vai além. Hoje, sua atuação profissional está na capacidade de efetuar exames de análises clínicas, testar substâncias, atuar na indústria de suplementos alimentares, nas clínicas estéticas bem como no papel social, com o atendimento e aconselhamento da população.

Os farmacêuticos são os profissionais que orientam sobre a posologia e correta utilização de medicamentos e suplementos. Além disso, eles atuam como apoio para outros profissionais de saúde, como o médico e nutricionista, ao garantir que as substâncias receitadas sejam fornecidas aos pacientes corretamente, na dosagem e formulação adequada.

O papel do farmacêutico na indústria de suplementos alimentares

O farmacêutico é essencial na indústria de suplementos alimentares. Suplementos são largamente utilizados para a manutenção da saúde, ajudando no combate e prevenção de inúmeras doenças ao auxiliar no fortalecimento da imunidade e bom funcionamento do nosso organismo.

E devido às especificidades técnicas, é o farmacêutico o profissional responsável pela fabricação dos suplementos, seguindo todas as normas necessárias para garantir sua qualidade e segurança. Além disso, ele é a autoridade técnica que informa sobre a posologia e dá as devidas orientações aos pacientes.

E por sua importância, no dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico!

Confira o bate papo com o farmacêutico Rodrigo Jacomelli Silva, atual CEO da Melcoprol

Em bate-papo com Rodrigo Jacomelli Silva, atual CEO da Melcoprol e farmacêutico formado pela ESFA – Santa Teresa, em 2012, ele conta que escolheu a profissão pois tinha o propósito de ajudar e servir pessoas no alívio de dores físicas e mentais, através de suplementos alimentares obtidos de ativos naturais.

Há 11 anos no grupo Melcoprol, Rodrigo teve oportunidade de conhecer todos os setores: o desenvolvimento de fórmulas, homologação, validação, produção, controle de qualidade, comercial e administrativo. Além disso, exerce a profissão com maestria, gerindo um time cheio de especialistas, expandindo o negócio e obtendo realizações pessoais, como o reconhecimento pelo ato de melhorar a qualidade de vida das pessoas à sua volta.