Por que é tão importante?
Quando o 10º mês do ano se inicia, juntamente com ele, começam também os trabalhos e campanhas pertinentes ao tema: Outubro Rosa, mês de Combate ao Câncer de Mama.
O Outubro Rosa é um movimento internacional e durante todo o mês, dá-se a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar especialista e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula o autoexame.
O Outubro Rosa teve início nos EUA, na década de 90, durante a 1ª corrida pela cura, em Nova York, onde todos os participantes receberam um lacinho na cor rosa que se tornou o símbolo da campanha.
No Brasil, demorou um pouquinho, vindo a se tornar uma ação, somente no ano de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo foi iluminado com as luzes cor de rosa.
Sobre o câncer de mama, infelizmente, esse é o 2º tipo mais frequente no mundo, por isso, merece tanta atenção.
Embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem, pelo menos uma vez no ano, para cuidarem de si.
Em Nova Venécia, região noroeste do Estado do Espírito Santo, aconteceu a abertura da Campanha pertinente ao tema de uma forma bastante interessante:
Dr. Octávio Pilon e Dra. Pâmella de Andrade, ambos cirurgiões-plásticos, participaram da abertura do mês ofertando uma palestra de reconstrução da mama pós mastectomia que foi promovida e apoiada pelo Hospital São Marcos, sob a direção de Alessandro Aguillera, administrador hospitalar da unidade camiliana, Dr. Leonardo Basseti e Gisele Ferrari Donadia.
O evento contou com a participação da Rede de ensino Multivix, da psicóloga Karolyne de Paula, depoimentos da escritora Irene Pianissolla e Cecília Ferrari e menção honrosa e in-memorian à pessoa de Isabel de Aguiar, causa-mortis o câncer de mama.
Os profissionais presentes, sob o uso da palavra, afirmam que a prevenção salva vidas e que deve ser realizado o autoexame com frequência e muita responsabilidade e sempre estarem atentos às recomendações dos profissionais que respondem por essa área!